terça-feira, 27 de setembro de 2011

Jesus da esmeralda - a imagem mais próxima da aparência de Jesus


A imagem de Jesus que pode ser considerada como a mais autêntica foi talhada em esmeralda a pedido de Tibério César, e dada ao Papa Inocêncio VIII,pelo Imperador dos turcos, como pagamento de um resgate de seu irmão, na época capturado pelos cristãos. Pilatos deu informações a Tibério César sobre a aparência e trabalho de Jesus Cristo em várias cartas dirigidas ao Império Romano. No livro: Jesus of the Emerald (Doubleday,Page and Company, 1923), Gene Stratton-Porter escreve: "Que César estava profundamente impressionado com as notícias trazidas a ele (por um enviado despachado a este propósito) referentes ao trabalho de Cristo Jesus e pela subseqüente nobreza e atitudes de seus seguidores, está amplamente provado por vários atos de clemência de César aos cristãos, mesmo em aberto desafio ao que determinava o senado. Nisto, encontro amplo e substancial terreno para minha concepção sobre a impressão que lhe produziu a aparência de Jesus da Esmeralda”.

A esmeralda está no tesouro do Vaticano e tem sido muito estudada por várias pessoas. Uma gravura semelhante a esta esmeralda foi feita em 1866 por John Sartain, um retratista nascido em Londres.

Ellen G. White, quando visitava a Sra. Abbie Kellogg Norton, sempre contemplava na parede da sala este quadro de Jesus, de autoria de John Sartain, e comentava: ‘Sim, sim, ele parece o Salvador como me tem sido mostrado em visão – é o mais semelhante do que qualquer outro que tenho visto.’”


É notável que realmente esta gravura de Jesus expressa o que está escrito: “Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos”. (Isaías 53:2). Não há beleza aparente nele. Mas a expressão é bondosa, suave, o olhar é manso e amorável.
 
De fato, esta é a gravura mais próxima do que realmente é a aparência de Jesus. Um dia poderemos confirmar nas nuvens do céu sua expressão exata. Até lá, podemos imaginar nosso bom Mestre através dos traços desta maravilhosa imagem.

(Marcelo Karma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...