sexta-feira, 9 de setembro de 2011

NASA promove plano de emergência para funcionários

A NASA divulgou em seu site dois vídeos no mínimo curiosos. Neles há dicas de preparo para uma eventual emergência ou catástrofe. A intenção é ajudar os funcionários a salvar suas respectivas famílias, e quem faz o apelo é o administrador Charles F. Bolden Jr. Segundo ele, a NASA é uma “família” que tem de se preparar para todo tipo de emergência. O segundo vídeo detalha a preparação de um plano de resgate da família, em caso de emergência local ou nacional. E diz: “Como membro da família NASA, você fará qualquer coisa para que seus entes queridos estejam seguros; preparará com eles um plano de segurança para ser usado em caso de emergência local ou nacional, quer esteja na NASA, em casa ou na estrada.” E sugere:



Antes da fuga: faça um inventário.


1. Para sair do escritório: tenha barras de cereais, água, medicamentos, sapatos confortáveis e algumas coisas que lhe permitam aguentar algum tempo.


2. Em casa: tenha um estoque para sete dias. Garrafas de água, comida fácil de preparar e outras coisas que você precise em caso de ruptura prolongada dos serviços públicos. Dê atenção extra para lanternas e pilhas, rádio portátil, aquecimento auxiliar e algo com que cozinhar os alimentos. Tenha ferramentas para consertos de emergência.


3. No carro: deve-se ter sempre pelo menos metade do tanque com combustível. Certifique-se de que os níveis de óleo estejam bons e a pressão dos pneus correta.


4. Kit de emergência portátil: deverá conter cobertores, jogos para as crianças, bastante água engarrafada e barras de cereais.


Planeje como entrar em contato com sua família, caso estejam separados. Desenvolva seus planos.


1. Tenha um contato fora do Estado em que você mora. Informações atuais e confiáveis não estarão necessariamente disponíveis, então, use seu bom senso para avaliar a situação e, quando possível, acompanhe as notícias na TV, rádio e internet.


2. Se for necessário abrigar-se em casa: (a) feche as portas, janelas e aberturas; (b) desligue ventiladores, ar condicionado e aquecimento; (c) leve seu saco de emergência e vá para uma peça fechada com tão poucas janelas quanto possível.


3. As circunstâncias podem fazer com que você tenha que deixar sua casa urgentemente:


- Escolha vários destinos em diferentes direções.


- Mas, primeiro, esteja pronto para se encontrar numa casa ou em outro lugar num local pré-determinado fora do seu bairro.


- Desligue a água e o gás.


- Tenha rotas de evacuação alternativas, especialmente se você não tiver carro; informe-se sobre outros meios de transporte.


- Leve seu saco de emergência e feche a porta à chave.


- Lembre-se de que o tanque de combustível deve estar pelo menos pela metade.


- Leve seus animais de estimação, mas lembre-se de que nos centros de acolhimento são aceitos apenas os animais de “serviço”.


- Ligue ou mande um e-mail para seu contato fora do Estado; dê-lhe seu destino e rota.


Você desenvolveu seu plano, está na hora de aplicá-lo.


Missão de Segurança – prepare-se: prepare a lista dos seus equipamentos de emergência. Confira o que você tem e compre o que precisa. Quando possível, pegue suplementos como pilhas; alguns itens essenciais poderão não estar disponíveis no seu local de destino. Não espere, vá às compras hoje. A segurança da sua família pode depender disso. É claro que nenhum plano funcionará se as pessoas não souberem seu papel: para onde vou, quem vou encontrar, etc. Garantir que todos saibam o que fazer em qualquer cenário.


Inicie – ponha o seu plano em prática: como os astronautas que reveem e repetem várias vezes o que devem fazer, você precisa praticar e ensaiar seu plano familiar até que se torne naturalmente familiarizado com ele. Para que todos estejam prontos, faça exercícios todos os meses. Se o inesperado acontecer, todos ficarão felizes por você ter pensado e planejado.


Então, lembre-se:


1. Antes da fuga – faça um inventário


2. Missão – desenvolver seus planos


3. Missão de segurança – prepare-se


4. Inicie – ponha seu plano em prática


Você se sentirá mais seguro, sabendo que fez o que pôde para que sua família e sua família da NASA estejam seguras.


(Fonte: http://www.nasa.gov/centers/hq/emergency/personalPreparedness/index.html)

Nota deste blog: Acredito que o meu pensamento é comum entre a maioria das pessoas que viram esta notícia: por que eles estão tão preocupados, a ponto de recomendar planos de fuga e sobrevivência? Independente do que eles saibam que nós não sabemos, acredito mais na declaração da pena do Apóstolo João: "Vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma. E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar, dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus." Apocalipse 7:1-3. Deus tem a Terra sob seu controle. A volta de Jesus é que assinalará o fim desta era de dor. Essa é a nossa esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...