segunda-feira, 12 de março de 2012

"Aliança Dominical Europeia" - iniciativa de promoção do domingo sem trabalho


European Sunday Alliance (Aliança Dominical Europeia) é uma rede europeia de alianças dominicais, sindicatos, organizações da sociedade civil e comunidades religiosas, cujo objetivo é criar consciência para uma mais eficaz e produtiva regulação dos tempos de trabalho, visando em particular a promoção de um descanso generalizado e comum ao domingo

Recentemente, no dia 4 de março, esta organização e seus membros levaram a efeito uma série de ações em várias países, tentando promover este dia como "Dia Europeu do Domingo sem Trabalho". Estas iniciativas incluíram ações públicas, cartazes e posters de divulgação e propaganda na rua, imprensa e internet.

Veja de seguida algumas dessas iniciativas.


1. Excerto de apresentação no website da organização. Na parte a vermelho, na coluna do meio, lê-se: "[a Aliança] compromete-se a salvaguardar e promover o domingo sem trabalho..."; na coluna da direita, lê-se: "[a Aliança] apela aos governos e estados membros [da União Europeia] a assumirem as suas responsabilidades para melhorarem, implementarem e aplicarem legislação..."








2. Na Áustria, dois montanhistas subiram ao topo de um monte onde colocaram uma cruz e mostraram um cartaz onde se lê: "Aliança para um Domingo Livre".








3. Em Itália, várias uniões sindicais uniram-se à campanha, tendo como mote "O domingo não tem preço".








4. Em Espanha, uma organização de trabalhadores católicos promoveu a campanha dizendo quevárias entidades cristãs se uniram para esta campanha.







5. Essas entidades emitiram um comunicado conjunto. O terceiro ponto refere: "Mais do que qualquer outro dia da semana, o domingo festivo permite o desenvolvimento espiritual".






6. Na Polónia, um cartaz tem como inscrição central: "Não faça compras ao domingo".





7. Um outro cartaz com a mesma inscrição, inclui também uma criança que vê a sua mãe na TV a trabalhar e diz num sentido de lamentação: "Hoje é domingo e a mamã está a trabalhar".



8. Na Hungria, uma cartaz escrito em inglês diz: "Parem o trabalho ao domingo".


9. Em França, uma cartaz apresenta um carrinho de compras por baixo da inscrição: "Trabalho ao domingo - não empurrar".


10. Um outro cartaz também faz apelo aos valores familiares. Por baixo da pergunta "Abertura das lojas ao domingo?", uma criança com o bolo de aniversário à frente vê os pais saírem e pergunta: "Onde vocês vão?", ao que os pais respondem: "Trabalhar!".


11. Um excerto do manifesto divulgado em França, inclui algumas ações que se pretendem tomar. A quinta medida na coluna da esquerda diz: "uma carta aberta ao Presidente da República e aos parlamentares".

12. Finalmente, veja neste vídeo divulgado, de novo em França, como se destacam os papéis dos sete dias da semana: tudo igual de segunda a Sábado, somente o domingo é diferente.
Fonte: O Tempo Final

NotaMuitos há, mesmo entre os que se empenham neste movimento em favor da imposição do domingo, que se acham cegos aos resultados que seguirão a essa ação. Não vêem que golpeiam diretamente a liberdade religiosa. Muitos existem que jamais compreenderam as reivindicações do sábado bíblico e o falso fundamento sobre o qual repousa a instituição do domingo. ... 
    Os que se empenham em conseguir uma emenda à Constituição, para obter uma lei que imponha a observância do domingo, mal compreendem qual vai ser o resultado. Uma crise está iminente. Testemunhos Seletos, vol. 2, págs. 318 e 352. (Marcelo Karma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...